Programa de Governança Corporativa Ambiental e Social
A sigla em inglês ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa, em português) é usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. O ESG pode ser usado para dizer o quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas em seu entorno e manter os melhores processos de administração. Além disso, o ESG também pode ser usado para investimentos com critérios de sustentabilidade. Em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, investidores também observam os fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia.
A adoção das estratégias de sustentabilidade e ESG no contexto das organizações perpassa por um alinhamento com seus objetivos estratégicos e definição de metas a médio e longo prazos.
O desenvolvimento da Matriz de Materialidade é o primeiro passo para a análise das estratégias da agenda ESG, pois tem como objetivo fazer um mapeamento das práticas e processos internos e seus impactos sociais e ambientais, seu reflexo nos resultados organizacionais e na geração de valor a médio e longo prazo.
Sensibilização e capacitação dos colaboradores nos temas ligados à agenda ambiental, como mudanças climáticas, ambientais e sociais, ligadas à Agenda 2030 e os ODS, a Direitos Humanos, e a questões relacionadas às boas práticas de governança e compliance.
Realização de diagnóstico através do levantamento das materialidades e dos temas ESG prioritários para a organização, temos como etapa seguinte, o estabelecimento de objetivos e metas relacionadas a cada um dos respectivos temas ambientais, sociais e de governança.
Formalização de uma política relacionada aos temas ESG considerados prioritários, sendo amplamente discutidos e definidos através de grupos transdisciplinares, com profissionais de diferentes áreas técnicas, compondo os 'Embaixadores ESG' para cada área ou setor envolvido. O envolvimento desses grupos garante diversidade de opiniões técnicas, enriquecimento na troca de conhecimentos, segurança nas decisões e coerência acerca dos objetivos organizacionais.
Após a definição das metas e objetivos ligados à agenda ESG e o estabelecimento de um plano estratégico por parte da organização para garantir o compromisso com a sua concretização, caberá como próxima etapa um plano de monitoramento e avaliação com pesquisa de clima anual, treinamentos e desenvolvimento de planos e mentorias.