Como superar desafios sendo humano?

Aprenda como superar desafios em meio às mudanças tecnológicas ao identificar seu principal diferencial como ser humano.
por Sarah Vasconcellos - 22/04

Com as constantes transformações do mundo, principalmente no cenário atual, em que a Pandemia causada pelo COVID-19 acelerou as mudanças, que de fato já vinham acontecendo, é inevitável nos sentirmos vulneráveis por sermos humanos.

Sair da zona de conforto, ser obrigado a se adaptar e se reinventar rapidamente, nos dias atuais, é uma questão de sobrevivência. Temos um novo estilo de vida (complementado pela inserção cada vez maior de tecnologia em todos os processos), como novos costumes, novas formas de interação e até mesmo de alimentação, que representa, para a maioria das pessoas, um desafio.

Curioso é que, por mais contraditório que pareça ser, o fato de SER humano, não no sentido da espécie mas sim do comportamento, virou também uma potencial ferramenta de fortalecimento da humanidade e superação de desafios.

Mas você deve estar se questionando - O que então é ser, humano?

Essa definição contempla um conjunto de comportamentos que já possuímos apenas por fazermos parte da raça humana.

De acordo com a definição no dicionário, são sinônimos da atitude humanitária: agir com empatia, ser compreensivo, bondoso, benevolente, sensível, generoso, caridoso, piedoso, misericordioso, afável e condolente. E também ser mundano, terreno, “de carne e osso”, real, poder errar e fazer do erro uma oportunidade.

O que nos faz complexos e diferenciados é a mente, a racionalidade, o poder de pensar e a partir disso mudar uma realidade, o que nos separa de todos os outros seres vivos e recursos na terra. Nossa maior fortuna ou fardo, porque a responsabilidade dos resultados da vida, passa a ser inteiramente de cada um.

Como citado anteriormente, para superação dos desafios, o que nos fortalece em conjunto é uma das principais características que o ser humano possui e certamente essencial neste momento, a sensibilidade humana.

É sentir, criar, compartilhar com os semelhantes a oportunidade de viver. Poder entender que fazemos parte de um todo e que não estamos sozinhos.

Essa #sensibilidade é a chave para que esse desafio se transforme em uma grande oportunidade, é o poder para ultrapassar cada obstáculo e dificuldade. É essa sensibilidade que faz com que cada pessoa se fortaleça e faça parte de uma comunidade. Sensibilidade é sentir, é perceber o outro e se fazer presente.

O mundo precisa que você seja mais humano

- A vulnerabilidade é uma vantagem. Humildade é fundamental.

Cada ser humano, já nasce com uma programação mental a partir de fatores genéticos, e ao longo da vida, com as experiências e aprendizados, constrói verdades próprias de certo e errado, possível ou não, por isso cada pessoa pensa de forma diferente de outra, até mesmo dentro de uma mesma família ou cultura.

Normalmente, quando pensamos na palavra vulnerável, nos vem a imagem de um ser indefeso, frágil ou exposto a algo ruim, mas ao contrário dessa ilustração mental, uma outra definição para a vulnerabilidade aplicada ao cenário do pensamento, é estar aberto a novas possibilidades, é reconhecer os sentimentos em resposta a uma situação, é se perguntar se uma certeza pode, talvez, não ser exatamente da forma que pensamos, é aceitar que existem outras formas de realidade a partir da visão de outras pessoas.

Usando a racionalidade entender as diferenças.

Transformação de realidade, expansão de consciência

- Um robô quer me substituir

Um dos maiores receios da população em atividade profissional hoje, que precisam de seus trabalhos como fonte principal de renda, é perder seu emprego porque sua função foi substituída por um novo sistema ou máquina.

Sistemas que fazem o trabalho melhor e mais rápido do que você e ainda garantem a certeza de nenhum erro, otimizam o tempo do gestor porque não precisam conferir o trabalho e até emitem relatórios em tempo real das últimas atualizações feitas, não é mesmo?
.

Isso ha algum tempo já deixou de ser somente um receio e virou uma realidade. As máquina são mesmo mais eficientes para executarem as tarefas 'robóticas', mas e as tarefas humanas?

'Se você faz algo feito um robô você pode ser substituído por ele. Se você faz algo feito um humano, não pode ser substituído por uma máquina' Murilo Gun

Você também pode se interessar