Dicas para um Natal mais sustentável

O Luiz Bonvini, Community Manager do Impact Hub Brasília, deu algumas dicas para todos terem um Natal de 2020 mais sustentável. O Insight RH apoia! Saiba mais como adotar práticas mais sustentáveis na sua vida também.
por Luiz Bonvini - 18/12

2020 foi um ano de muitas mudanças! Para nós do Insight RH, uma muito positiva foi a mudança da nossa sede para o Impact Hub Brasília , uma rede global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas que inspiram, conectam e escalam negócios e impacto. Aqui, fazemos novas conexões e compartilhamos práticas que fazem o mundo melhor. E dessa vez, o Community Manager do Impact Hub Brasília, Luiz Bonvini, descreveu algumas dicas para termos um Natal mais sustentável.

 

Tendo em vista que as festas de fim de ano são uma época para avaliarmos tudo que aconteceu no ano e criarmos novas resoluções para sermos uma melhor versão de nós mesmos, nós aqui do Impact Hub Brasília pensamos que esse ano é um ótimo ano para repensar como nós produzimos as nossas festas.

Por isso, separamos 10 dicas para você ter um Natal mais sustentável.

Lá vão as dicas:


Se for comprar pra você: eu realmente preciso comprar este produto? Será que não tem algo parecido? Quero muito mesmo ter este produto? Dá pra consertar outra coisa que eu já possuo ou comprar usado ou alugar?

Se for presente: eu preciso comprar um presente pra essa pessoa, ou faço isso apenas por obrigação social? Este presente representa o que eu sinto pela pessoa presenteada? Será que eu não poderia fazer um presente mais personalizado? Ou que tal compartilhar com ela algo que eu já tenho?

Se decidir comprar: qual é a origem do produto? De onde vem a matéria prima usada para produzi-lo, quem trabalhou e em que condições ele foi produzido? Eu quero mesmo incentivar a sua produção da maneira como é feita?

Tem alguma ONG ou projeto social que faça o que eu quero comprar? Tem alguma loja independente, artista, negócio criativo ou de impacto vendendo isto? Tem alguma campanha de financiamento coletivo que oferece algo parecido como recompensa? Posso priorizar um pequeno negócio, ou uma marca local?


Dica 1 - Decore sua casa sem comprar coisas novas

A decoração do natal pode ser simples. Ela pode ser com materiais que depois vão pra composteira ou pode ser com coisas que você já tem! De qualquer forma, é muito melhor fazer uma decoração própria e personalizada ao invés de comprar mais coisas. Uma ideia legal é decorar a árvore com Pipoca estourada e fazer um efeitozinho de neve.

Quando compramos coisas novas, normalmente essas são feitas de plástico e de single use, ou seja, depois de um único uso, vão para o lixo. As luzes de Natal, por exemplo, elas estragam rápido e geram um lixo eletrônico ruim de reciclar. Então, decore sua casa do jeito que você conseguir, usando a criatividade!!!

Dica 2 - Guirlanda de Natal

Ao invés de comprar uma nova, você pode fazer uma usando galhos de árvores, ervas como alecrim, capim-limão e lavanda, flores naturais e frutas desidratadas como as laranjas desidratadas.

Dica 3 - Nessa época, marque encontros virtuais
O ano já foi super difícil pra todo mundo e o Natal, por consequência, vai ser mais sozinho, no máximo um núcleo familiar mais próximo e não a família toda por causa da pandemia. Por isso, faça uma lista de amigos, parentes e até conhecidos que você não fala direito tem tempo e combine com eles encontros virtuais ou ligue pelo telefone. Isso vai ser revigorante tanto pra você quanto para a pessoa querida.

 

Dica 4 - Embale o presente de formas criativas

Essa é a hora de revisitar suas coisas e procurar aquela sacolinha de papel ainda bem conservada que você guardou de um presente que recebeu mais cedo esse ano.

Outra forma de embalar os presentes é com paninhos. Você pode aproveitar lençol ou camisetas velhas pra fazer guardanapos quadrados que vão servir pra embalar os presentes e podem virar ainda um segundo presente.

 

Dica 5 - Dê comidas de presente

Faça comidas para dar de presente e use embalagens de vidro ou de pano. Você pode fazer biscoitos de natal, geleia caseira, granola, bolinhos, brownie, biscoitos, panetone etc.

Aqui vão algumas dicas de receitas:
- Aqui tem algumas
- Aqui tem mais.

 

Dica 6 - Dê experiências no lugar de presentes

Uma coisa legal de se pensar um pouco mais 'lixo zero' é focar menos em objetos e mais em experiências. Foque em dar experiências como viagens; passeios; um dia no spa; cursos de crochê, tecnologias e culinária; ou um airbnb em algum lugar gostosinho pra pessoa ficar um fim de semana relaxando e curtindo.

 

Dica 7 - Escreva Cartões de Natal

Se você animar, escolha algumas pessoas que você quer mandar uma cartinha surpresa e já faça os textos agora. Com certeza do outro lado vai ser muito muito legal receber esse carinho!!!

 

Dica 8 - Pegue Emprestado

Pegue emprestado algo que você vai precisar pro Natal ou até pra ceia de Ano Novo. Pode ser que você esteja precisando de um reparo em algumas coisas na cozinha ou na sala pra ficar mais confortável. Pode ser que tenha visto uma receita que precisa de panela de pressão, mas você não tem uma. Se for o caso, tente pegar emprestado primeiro com alguém. A tarefa pra hoje é pensar em como pedir emprestado algo que tá precisando antes de gastar um dinheiro bom em uma coisa que você não sabe se vai continuar usando. Isso ainda super ajuda a trazer aquele senso de comunidade, né?

 

Dica 9 - Pense no natal desde o prato

Que tal tentar pensar em um natal diferente, onde até a alimentação é pensada para mudar o mundo?

Aqui vão algumas dicas de receitas veganas e vegetarianas para a sua ceia:

- Aqui tem algumas receitas de natal e ano novo.
- Além disso, aqui tem uma seleção só para uma ceia vegetariana e as receitas são infalíveis!

 

Dica 10 - Por fim, crie metas sustentáveis para 2021

Esse foi um ano difícil para todo mundo. Se não começarmos a pensar no amanhã desde agora, talvez não dê tempo de fazermos mudanças. Por isso, como sempre dizemos aqui no Impact Hub Brasília, é preciso pensar QUE MUNDO QUEREMOS DEIXAR PARA O MUNDO?

Algumas ideias se você estiver muito perdido/a:

  • Começar a compostagem em casa
  • Diminuir pedidos de delivery
  • Passar a comprar comida a granel
  • Me desfazer do que não uso
  • Parar de comprar roupas sem precisar
  • Parar de usar descartáveis
  • Trocar seus cosméticos pelas versões em barra
  • Fazer seu próprio sabão líquido natural

 

Photo by Kira auf der Heide on Unsplash

Você também pode se interessar